quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Estado Novo [2]

Nacionalização do Petróleo: A Criação do Conselho Nacional do Petróleo ,em 1938 ,foi uma medida de peso para regulamentar a exploração do petróleo do país.De um lado ,os nacionalistas que desejavam a exploração somente em companhias brasileiras,do outro defendiam a exploração com as companhias estrangeiras.
Organização Sindical e Leis Trabalhistas: Com a aceleração do processo industrial ,trabalhadores passaram a ser preocupação central do Estado Novo.Novas leis disciplinaram o movimento sindical e regularizou as condições de trabalho no país.
O Brasil na Segunda Guerra Mundial: O Brasil entrou na guerra em 1942 ,obviamente ao lado dos Aliados ,pois acertaram com os Estados Unidos entrar contra a Alemanha ,logo foram enviadas tropas para combater os nazistas na Itália conhecida como Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A renúncia de Vargas: Ao final da guerra,quando várias ditaduras foram derrotadas ,como regime fascista na Itália e nazista na Alemanha ,a situação tornou-se insustentável. No poder desde 1930 ,ficava cada vez mais difícil para Vargas explicar como a ditadura brasileira tinha lutado ,junto com os países aliados ,contra as ditaduras na Europa. Pressionado pelos militares(o mesmo grupo que conduziu Vargas ao poder),Vargas foi obrigado a ceder e renunciou em 1945.
Ethiane e Jade

Nenhum comentário:

Postar um comentário