terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Revolução de 1930 e o Governo Provisório

- Na primeira república, o governo formava-se pelos representantes de São Paulo e Minas Gerais. Mas essa hegemonia começou a sofrer pressões em 1929. Também, gaúchos e mineiros sentiam-se excluídos pela atitude de Washigton Luís(São Paulo), de indicar um candidato à presidência, ato que naquele ano caberia à Minas Gerais. Por isso, os gaúchos e mineiros formaram a Aliança Liberal. Além disso, a economia entrou em crise no final dos anos 20.
- O programa da Aliança Liberal defendia o incentivo ao conjunto da produção agrícola nacional e não apenas ao café. Além disso, apresentava leis de proteção aos trabalhadores e de incentivo à indústria. Por motivos ligados à política local de Paraíba, João Pessoa, canditado derrotado à vice-presidência, foi assassinado por um adversário político local. O grupo ligado a Getúlio Vargas usou esse fato a seu favor e organizou uma revolução armada contra Washington Luís.
- A Revolução de 1930 - A revolução teve início em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul em outubro de 1930. O presidente da República foi obrigado a renunciar devido à forte pressão e um grupo de militares ocupar provisoriamente a direção do governo. Em 3 de novembro, Getúlio Vargas tornou-se presidente.
- O Governo Provisório instituído após a revolução de 1930 era composto por representantes das oligarquias estaduais vitoriosas e por militares que apoiaram o processo revolucionário. Getúlio Vargas procurou governar mantendo um equilíbrio entre esses dois setores.
- A revolta dos paulistas - A elite paulista, colocada à margem do poder central, lutava pelo fim do Governo Provisório por novas eleições para a presidência da República. A mais importante exigência do movimento era a elaboração de uma nova Constituição para o país. Em 9 de julho de 1932, começou em São Paulo uma reação militar contra o Governo Federal. No início de outubro, a Força Pública Paulista rendeu-se. Era o fim do movimento que ficou conhecido como Revolução Constitucionalista de 1932.

amanda, ariadne, beatriz, bihara, carolina, kamile \o/

18 comentários:

  1. ta muito bem resumido.
    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha a minha professora nem vai acreditar que eu fiz tudo isso sozinho\0/...kkkk

    ResponderExcluir
  3. me ajudaram mtooooo...
    mnha prova vai ser otima com esse resumo...
    brigadim!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amei, muito bem resumido e esclarecido.
    Agora preciso o resumo desde a ditadura até o governo constitucional.

    ResponderExcluir
  5. adoro me ajudo muito-daniel

    ResponderExcluir
  6. caraca doido,bacana eu to estudando isso agora,mais esse resumo ai ta mais legal...

    ResponderExcluir
  7. e.e.f.gov.monoel de castro filho
    aluno:eduardo 9°ano ´d`
    achei muito legal,eu tô estudando isso agora.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Me ajudou muito no meu trabalho de recuperação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosteei muito , me ajudo amanha tem chamada oral vo me da bem obg ;]

      Excluir
  9. Gostei! Me ajudou a fazer a minha tarefa!

    ResponderExcluir
  10. ameei, me ajudou pra caramba, e complementou muito para com o conteudo que ja tinha! Espero que ajude outros mais também.

    ResponderExcluir
  11. haha sou da turma 82 do poli hahah andy aki

    ResponderExcluir